A Cidade da Lixa conta com 5957 habitantes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 · Temas:

Segundo os dados preliminares do Censo de 2011, disponibilizados no sítio do INE, a Cidade da Lixa conta com 5957 residentes. Este valor resulta de um somatório de várias unidades censitárias (divisão censitária - BGRI 2011), inclusas no espaço definido como Lixa (Cidade da Lixa), segundo aquele instituto.

Da análise espacial dos dados, torna-se evidente que o INE considerou geograficamente a Cidade Lixa, como o conjunto de unidades censitárias contíguas, que se desenvolvem desde o Alto da Lixa, num sentido SE-NO, através de dois eixos viários: a Estrada Nacional 101 e a sua variante. Às unidades censitárias contíguas, que acompanham o desenho urbano traçado pelo edificado, assiste o critério da continuidade, e tornam possível esta delimitação da Cidade da Lixa.

À semelhança de outras cidades geograficamente próximas, a Lixa evidencia um crescimento linear (ao longo dos eixos viários / ferroviários), em torno dos caminhos para Fafe ou para a sede de Concelho, e também mais a Sul, ao longo de um pequeno troço da N15. Neste último caso, a Cidade ultrapassa mesmo os limites concelhios e estabelece-se na Freguesia de Freixo de Cima (Amarante), algo que não é geograficamente inédito.

Cidade  da Lixa


Fonte: INE – Censo 2011 (dados provisórios).

Deixa um comentário