Boletim climatológico de dezembro.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012 · Temas:

Nesta análise não será tida em conta a precipitação, dada a inoperância do udómetro da Dados da MeteoESL. Tal facto deve-se à sua recolocação no novo edifício da ESL, que blinda completamente a transmissão de sinal para o recetor de dados e para o computador associado. Deste modo, só serão tidos em conta os dados relativos à temperatura, vento, pressão atmosférica e humidade atmosférica (dados disponíveis no Boletim climatológico de dezembro).

O mês de dezembro caracterizou-se por temperaturas amenas. A temperatura máxima deste mês ocorreu no dia 26, pelas 13:24h, tendo-se atingido o valor de 16,3ºC. Já o valor médio das temperaturas registadas foi de 8,6ºC, sendo que o valor mínimo ocorreu no dia 27, pelas 7:04h, com o valor de 0,4ºC, que associado a uma velocidade e de vento ENE de 6,9 km/h provocava uma sensação térmica (windchill) de -1,9ºC.

A humidade relativa variou entre os 100% (valor ocorrido várias vezes) e os 37% ocorridos no dia 25, coincidente com a direção do vento soprava tendencialmente de NE- E-SE.

 Resumo 1 

No que se refere à variação térmica mensal, verificou-se que a partir de meados do mês, a amplitude térmica diária aumentou, contrastando ainda mais a diferença entre os valores médios máximos e mínimos diários. Esta tendência derivou de dias solarengos e noites de acentuado arrefecimento.

Temperatura dezembro 2011

A maior rajada de vento foi sentida no dia 13, pelas 19:10h, tendo atingido o valor de 41,4 km/h com um direção de WSW. Refira-se que a direção predominante do vento foi de SSE e a sua velocidade média situou-se nos 4,7 km/h.

Vento dezembro 2011

Da série consagrada ao mês de Dezembro, excetuam-se os dias 7 e 8, dados alguns problemas relacionados com vários cortes de da energia elétrica na área da ESL. Note-se que os valores aqui demonstrados são obtidos por uma Estação Meteorológica amadora, e devem ser lidos enquanto tal.

Resumo 2

Deixa um comentário