Ainda sobre o frio da Sibéria.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 · Temas:

Há várias cidades da República da Yakutia (situada no NE da Sibéria, Rússia), que disputam o honroso título da região habitada mais fria do mundo. São elas Verkhoyansk, Oymyakon e Yakutsk.

A temperatura média do mês de Janeiro em Oymyakon, ronda os -47ºC, sendo que esta cidade, a par da Cidade de Verkhoyansk, apresentaram valores recorde de temperatura negativa no hemisfério Norte: -67,7ºC (em 1933) e -67,8ºC (em 1892), respetivamente. Consta ainda uma medição não oficial, feita por um académico russo (Sergey Obruche), que determinou -71,2ºC em Oymyakon, no ano de 1924! Em Yakustsk, as temperaturas são igualmente baixas, com médias de -45ºC em Janeiro.

Não há um consenso sobre qual das cidades desta vasta República da Yakutia (que possui mais ou menos o tamanho da Índia) ocupa o lugar cimeiro da cidade mais fria. O que é certo é que, apesar das condições quase sub-humanas de vivência, a região possui cerca de 1 milhão de habitantes, muito devido à exploração de minérios e petróleo. A capital regional é Yakustsk; tem cerca de 280 mil habitantes, que referem que as temperaturas de cerca de -40ºC são “frias, mas não muito frias”. Para ilustrar um pouco do ambiente vivido na cidade, fica aqui um vídeo onde se veem pessoas, que parecem ter saído de um daqueles jogos de computador de caça ao zombie! Arrepiante.

 
 

Já agora, e no que se refere ao hemisfério Sul, a Antártida é a rainha das temperaturas negativas. De facto, uma base científica russa, instalada em Vostok (78°28′S e 106°48′E), mediu no dia 21 de Julho de 1983 (inverno no hemisfério Sul), a temperatura mais baixa alguma vez registada no nosso planeta: -89,2ºC.


Fontes:

- http://www.independent.co.uk/travel/europe/yakutsk-journey-to-the-coldest-city-on-earth-771503.html

- http://wonderful-russia.net/other/how-cold-is-siberia/#more-47

- wikipédia.

3 respostas a: “Ainda sobre o frio da Sibéria.”

  1. EU NÃO CONSEGUIA VIVER COM ESTA TEMPERATURAS

    JOÃO nº9 7ºA

    ResponderEliminar
  2. Nem eu João! Vá lá que o nosso país escapa facilmente a este frio, muito por causa de se situar próximo do Oceano Atlântico! Se assim não fosse, brrrrrrrr... ;)

    ResponderEliminar
  3. E o português ja era morreu EU NÃO AGUENTARIA VIVER A ESTA TESPERATURA

    ResponderEliminar