O Geopalavras no concurso NOS@EUROPE.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011 · Temas: , ,

O Geopalavras vai selecionar 4 alunos para participar no NOS@EUROPE e viajar até Bruxelas! Do que se trata? É um concurso escolar organizado pela Universidade de Aveiro, no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. «- Sim, sim… mas do que é que se trata mesmo, mesmo?». Bom, consiste num concurso com várias Provas de seleção:

  • QUIZ sobre a temática «O desafio da Recuperação Económica e Financeira», realizada online no dia 11 de novembro e em que participam as equipas do ensino secundário e os alunos do ensino superior inscritos. Passam à fase seguinte as 4 equipas com melhor classificação, por região e 3 alunos do ensino superior.
  • Prova de Texto sobre as Causas e consequências da crise, submetido no dia 16 de dezembro de 2011 no sítio do concurso.
  • Prova de Vídeo sobre o tema Inovação, conhecimento, empreendedorismo e regeneração de negócios como forma de ultrapassar a crise, carregado no YouTube no dia 13 de janeiro de 2012.
  • Grande Final onde participam 7 equipas, uma por região, com base nas avaliações da prova de texto e vídeo. A prova decorre em duas fases: no dia 2 de março, as equipas submetem um resumo sobre o tema selecionado; a 9 de março, cada equipa apresenta e defende o seu trabalho numa sessão presencial na Universidade de Aveiro.

nos@europe cartaz_A4

As equipas são constituídas por cinco elementos, incluindo um professor, e alunos do ensino superior, enquanto membros dos júris das três últimas provas. O concurso decorre de outubro de 2011 a março de 2012. «O tema da Grande Final é Maior do que a soma das partes: o desafio de aprender, trabalhar e viver numa Europa sem fronteiras em recuperação económica. O contexto do trabalho é a região de proveniência de cada equipa».

Ah! Os alunos e o professor da equipa vencedora do NOS@EUROPE ganham uma viagem a Bruxelas. O prémio inclui viagem e estadia, com visita a instituições da União Europeia. Vê o sítio do concurso para mais informações.

Deixa um comentário