Onda de calor no Interior.

sexta-feira, 15 de abril de 2011 · Temas: ,

As regiões do interior do país estão a ser afectadas há onze dias por uma onda de calor, por causa do ar quente e seco que chega de Leste (uma onda de calor verifica-se quando, durante mais de cinco dias consecutivos, a temperatura é superior em 5°C à média para a altura do ano). Segundo o Instituto de Meteorologia, esta situação começou a 4 de Abril e “ainda se mantém, tendo já uma duração de onze dias”. Estas temperaturas explicam-se pela “predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente, devido à localização do anticiclone dos Açores a Oeste da Península Ibérica”.

No entanto, o cenário vai mudar a partir da tarde de Domingo, com precipitação e descida da temperatura. O Instituto de Meteorologia explica esta alteração com uma “rotação do vento para o quadrante sul” que transportará ar marítimo, progressivamente, de Sul para Norte.

Ora, eu vejo neste nestes últimos dias de estado de tempo nacional, uma espécie de alegoria à situação do país. De facto, e apesar de sabermos muito bem que este tempo não ia durar muito, ainda não era nosso, fomos cantarolando como se do Verão se tratasse, contudo, até lá muito frio nos fará rebuscar o armário e procurar medidas caseiras e antigas.

Visita de Estudo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês
(na foto a Cátia e a Mariana) - Maio de 2005.

Uma resposta a: “Onda de calor no Interior.”

  1. Que pena!!! Tem estado um tempo maravilhoso. Mas também estamos quase no Verão.

    ResponderEliminar