O Dia Internacional da Mulher.

segunda-feira, 7 de março de 2011 · Temas: ,

O Dia da Mulher surgiu através das manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e de trabalho, mais respeito, mais direitos e também contra a entrada do seu país na I Guerra Mundial. Estas manifestações assinalaram o princípio da Revolução de 1917. Contudo, a ideia de se criar um dia da mulher já tinha sido pensado desde o início do século XX, nos EUA e na Europa, devido às lutas das mulheres pelas razões referidas.


O Dia da Mulher é celebrado dia 8 de Março nos seguintes países: África do Sul, Albânia, Argélia, Argentina, Arménia, Azerbaijão, Bangladesh, Bielorrússia, Butão, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Cambodja, Camarões, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Equador, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Dinamarca, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Ilha de Formosa, Índia, Itália, Islândia, Israel, Laos, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Kosovo, Quirguistão, Macedónia, Malta, México, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Síria, Tajiquistão, Turquia, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietname e Zâmbia

O ano de 1975, e sob a égide da ONU, sinalizou-se o Ano Internacional da Mulher. Em Dezembro de 1977 a mesma entidade adoptou o dia 8 de Março como sendo o Dia Internacional da Mulher. Esta é uma data importante não só para todas as mulheres mas também para toda a sociedade, pois relembra a discriminação, a violência e a falta de respeito a que muitas ainda são submetidas, por todo o mundo.
 
- Carolina Pinto, 10ºE.

Deixa um comentário