Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

domingo, 13 de março de 2011 · Temas: ,


No próximo dia 15 deste mês (terça-feira) assinala-se o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Este dia foi criado em 1962, pelo então presidente dos EUA, John F. Kennedy, para defesa dos interesses do consumidor e a Assembleia Geral da ONU determinou, em 1985, regras e normas para a Protecção do Consumidor, em virtude de grandes transformações da tecnologia e economia a nível mundial.

A descrição correcta de produtos inflamáveis, corrosivos, químicos e radioactivos e o direito a informação adequada sobre diversos produtos que são consumidos pela sociedade, foi o marco mais importante desta medida. Claro está que este movimento de defesa dos consumidores não começou aqui, mas estas foram as medidas mais eficazes e significativas.

Sociedade de Consumo - Quino.
A defesa do consumidor é a actividade de protecção do consumidor através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objectivo de defender os direitos dos consumidores. De facto, esta não se baseia apenas na punição dos que violam os direitos do consumidor, mas também na consciencialização dos consumidores sobre os seus direitos e deveres.

Apela igualmente à consciencialização dos fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo correctamente, não só respeitam o consumidor, como também ampliam o seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.

- Margarida Cardoso, 10ºE.

Deixa um comentário