Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental.

domingo, 9 de janeiro de 2011 · Temas: ,

«Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental, com 33,03% de jovens entre os zero e os 34 anos. Os dados do INE, referentes a 2009, com tratamento aprofundado pela Marktest, no Atlas Social 2010, também não deixam dúvidas quanto ao peso proporcional dos jovens (19%) num concelho já habituado a ser referência de vitalidade demográfica.

É, igualmente, o território menos envelhecido do país (10,5% de indivíduos com mais de 64 anos), com menor índice de envelhecimento (55 idosos por cada 100 jovens com menos de 15 anos) e dos que apresentam menor dependência de idosos (um rácio de 55 seniores por 100 activos).

Lousada é o Concelho do País com a menor taxa de
envelhecimento: 55 idosos por cada 100 jovens.

Além disso, a taxa bruta de natalidade é de 11,1 nascimentos por mil habitantes (na Região Norte a permilagem anda pelos 8.7) e a taxa de crescimento natural é a segunda mais elevada de Portugal (0,5%), enquanto a taxa de crescimento efectivo situa-se nos 0,63%, bem acima dos 0,10% do país e do crescimento nulo da Região Norte, para não falar na evolução negativa no Tâmega, em cujo núcleo territorial Lousada se integra.

Interessa saber o que leva um concelho de 95 km2, situado no coração do Vale do Sousa, a garantir o rejuvenescimento da sua estrutura demográfica quando a generalidade do país enfrenta problemas exactamente no sentido oposto.

Analisando a realidade do concelho vários são os factores que concorrem para a fixação da população. Da situação geográfica à rede de acessibilidades auto-estradas A11 eA42, ligação directa à A4 e sistema de comboios suburbanos do Grande Porto , da existência de um serviço de saúde de proximidade à oferta habitacional a preços mais acessíveis, completada com habitação social e a custos controlados, há um largo conjunto de motivações que a dinâmica empresarial e a criação de muitos postos de trabalho, ajudou a construir.

Outras das razões reside nas respostas educativas: jardins-de-infância nas 25 freguesias, parque escolar ampliado e requalificado, escola a tempo inteiro e uma variada oferta formativa. Salienta-se, igualmente, os investimentos na Cultura programação regular no Auditório Municipal, Biblioteca e promoção do património histórico e arqueológico e no Desporto: o Complexo Desportivo, com estádio de hóquei em campo, campos multifuncionais e complexo de ténis, registou, só em 2009. mais de 250 mil atletas, enquanto a restante rede de equipamentos permite a prática de uma variada gama de modalidades.

Se as infra-estruturas e serviços públicos, aliados a uma criteriosa política de gestão urbanística e de ordenamento do território, elevaram, também, o nível de qualidade de vida, é necessário realçar a influência da sociedade civil numa terra pacífica e hospitaleira, com sentido de entreajuda e um trabalho notável das associações desportivas, culturais e de solidariedade social.

Todos juntos projectaram Lousada como concelho jovem e atractivo, que os programas de animação juvenil, diversão nocturna e afirmação turística mais ajudaram a consolidar».

- Fonte: Lousada Revista - Resvista Mensal da C.M. de Lousada - Janeiro de 2011.

7 respostas a: “Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental.”

  1. Bom, ao menos o artigo sortiu algum efeito... embora não o desejado... Muito bem meninas! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Olá

    Tudo isto esta relacionado com as palavras que Jorge Magalhães vem proferindo, já há alguns aninhos, dizendo que prefere um concelho com uma ou duas vilas, mas todo ele desenvolvido, a um concelho com cidades e vilas sem desenvolvimento, este concentrado em poucos centros urbanos, e mal.
    Em Lousada, podemos considerar que a maioria, se não todas, as redes viárias estão em optimo estado. A capacidade de oferta de bens de utilidade pública é elevada. No fim de tudo, o passivo da camara situa-se na casa do 10 milhões, dos melhores a nível nacional.
    E agora, uma palavra para descrever o inverso do acima referido: Felgueiras. mais nao digo...

    Sentido Abraço Aionense de Coimbra ;)

    ResponderEliminar
  3. Professor, não deveria ser: "Lousada é o Concelho do País com a menor taxa de envelhecimento: 55 idosos por cada 100 JOVENS"?

    Carolina Pinto

    ResponderEliminar
  4. Realmente Carolina! Obrigado... Vou já emendar!

    ResponderEliminar
  5. Carlos: é curioso que já te tinha ouvido nessa linha de pensamento no 10ºano e parece-me bastante acertada. É bom saber que há coerência e lógica a crescer por aí. Abraço.

    ResponderEliminar