Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental.

domingo, 9 de janeiro de 2011 · Temas: ,

«Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental, com 33,03% de jovens entre os zero e os 34 anos. Os dados do INE, referentes a 2009, com tratamento aprofundado pela Marktest, no Atlas Social 2010, também não deixam dúvidas quanto ao peso proporcional dos jovens (19%) num concelho já habituado a ser referência de vitalidade demográfica.

É, igualmente, o território menos envelhecido do país (10,5% de indivíduos com mais de 64 anos), com menor índice de envelhecimento (55 idosos por cada 100 jovens com menos de 15 anos) e dos que apresentam menor dependência de idosos (um rácio de 55 seniores por 100 activos).

Lousada é o Concelho do País com a menor taxa de
envelhecimento: 55 idosos por cada 100 jovens.

Além disso, a taxa bruta de natalidade é de 11,1 nascimentos por mil habitantes (na Região Norte a permilagem anda pelos 8.7) e a taxa de crescimento natural é a segunda mais elevada de Portugal (0,5%), enquanto a taxa de crescimento efectivo situa-se nos 0,63%, bem acima dos 0,10% do país e do crescimento nulo da Região Norte, para não falar na evolução negativa no Tâmega, em cujo núcleo territorial Lousada se integra.

Interessa saber o que leva um concelho de 95 km2, situado no coração do Vale do Sousa, a garantir o rejuvenescimento da sua estrutura demográfica quando a generalidade do país enfrenta problemas exactamente no sentido oposto.

Analisando a realidade do concelho vários são os factores que concorrem para a fixação da população. Da situação geográfica à rede de acessibilidades auto-estradas A11 eA42, ligação directa à A4 e sistema de comboios suburbanos do Grande Porto , da existência de um serviço de saúde de proximidade à oferta habitacional a preços mais acessíveis, completada com habitação social e a custos controlados, há um largo conjunto de motivações que a dinâmica empresarial e a criação de muitos postos de trabalho, ajudou a construir.

Outras das razões reside nas respostas educativas: jardins-de-infância nas 25 freguesias, parque escolar ampliado e requalificado, escola a tempo inteiro e uma variada oferta formativa. Salienta-se, igualmente, os investimentos na Cultura programação regular no Auditório Municipal, Biblioteca e promoção do património histórico e arqueológico e no Desporto: o Complexo Desportivo, com estádio de hóquei em campo, campos multifuncionais e complexo de ténis, registou, só em 2009. mais de 250 mil atletas, enquanto a restante rede de equipamentos permite a prática de uma variada gama de modalidades.

Se as infra-estruturas e serviços públicos, aliados a uma criteriosa política de gestão urbanística e de ordenamento do território, elevaram, também, o nível de qualidade de vida, é necessário realçar a influência da sociedade civil numa terra pacífica e hospitaleira, com sentido de entreajuda e um trabalho notável das associações desportivas, culturais e de solidariedade social.

Todos juntos projectaram Lousada como concelho jovem e atractivo, que os programas de animação juvenil, diversão nocturna e afirmação turística mais ajudaram a consolidar».

- Fonte: Lousada Revista - Resvista Mensal da C.M. de Lousada - Janeiro de 2011.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

7 respostas a “Lousada é o concelho mais jovem de Portugal Continental.”

Deixa um comentário