O uso da água - textos e opiniões dos alunos do 10ºE e F.

domingo, 23 de janeiro de 2011 · Temas:

A água e a problemática do seu uso actual, é um tema recorrente aqui no Geopalavras. Pedimos aos alunos do 10ºE e F que elaborassem um pequeno texto onde manifestassem a sua opinião sobre o uso que a água tem nos dias de hoje. O resultado foi escasso, mas de qualidade. Fica aqui uma compilação desses textos, ordenados por ordem alfabética.
 
Marcha pela ÁguaLixa, Junho de 2009.

A água é um dos maiores bens essenciais à vida do Homem. Ela é uma substância química composta por hidrogénio e oxigénio. Esta pode apresentar-se me três estado diferentes: líquido, gasoso e sólido. A superfície da Terra é composta por 71% de água e o ciclo da água é talvez o mais importante ciclo do planeta, visto que desta forma se mantém a água no nosso planeta. Neste ciclo, há várias formas de libertação de água: através da evaporação, que começa com a radiação solar a incidir na terra; através da transpiração das plantas e dos animais; através da sublimação, que é a passagem directa da água do estado sólido para o estado gasoso; através da condensação, em que a água no estado gasoso é transportada por massas de ar para superfícies da atmosfera mais altas; através da precipitação, através da precipitação; e através do escoamento, que é a fase em que a água que é libertada pelas nuvens (precipitação) e toma "caminhos diferentes", como rios, ou reservatórios de água, ou lagos, etc. Resumindo, a água, a nível aéreo, condensa e precipita-se; a nível subterrâneo infiltra-se e escorre. A partir daqui, esta renova-se apresentando grande irregularidade na sua repartição sendo essencial ao Homem nas suas necessidades, tais como nos usos domésticos, na agricultura, no lazer, na diversão, etc.

O Homem, por vezes, torna-se egoísta e mau, degradando e poluindo a nossa natureza, mas principalmente a água. Acontecem muitos casos, em que petroleiros derramam o petróleo pelos mares, degradando a beleza e também aniquilando os seres vivos que habitam nos oceanos, pois o petróleo não permite às plantas aquáticas que estas façam a fotossíntese e posteriormente, não podem oferecer aos outros seres vivos alimento e oxigénio. Também alguns produtos tóxicos utilizados nas indústrias são libertados nos esgotos e posteriormente são "empurrados" para os oceanos, contribuindo para a degradação dos mesmos.

A evolução da Ciência é muito importante para a Humanidade, mas a água é muito mais. Por isso, devemos manter a água em segurança.

- Carolina, 10ºE.



A água é indispensável à vida, é um recurso renovável com circulação constante nos oceanos, rios…

Todos nós precisamos de água e sem ela atrevo-me a dizer que morremos. Há pessoas que dizem com razão, que podemos ficar vários dias sem comer embora não o devamos fazer, mas não podemos ficar muito tempo sem beber água pois ficamos desidratados.

Até os nutricionistas dizem que todos nós deveríamos beber em média cerca de 2 litros de água pois muitas vezes há pessoas que passam horas, e as vezes até o dia todo, sem beber um único litro de água.

Por isso deixo um conselho tente pelo menos beber 1 ou 2 litros de água por dia e vai ver que se sente logo melhor.

- Catarina, 10ºE.

Sábado Diferente - Maio de 2010, Gerês.


Actualmente a água é o bem essencial tanto para o ser humano como para a Natureza.

Verifica-se que a água tem 3 estados que são: o líquido, gasoso e sólido, é de também salientar que apesar da maior parte da superfície da Terra ser coberta por água, o homem só pode dispor de uma pequena porção dessa água porque grande parte dela é salgada.

A água é um bem positivo pois sem ela a maior parte da vida não existia, tanto a nível de flora como da fauna. Como em todas as situações há sempre o lado negativo, ou seja, o homem tem vindo a poluir a água e a desperdiçá-la. Ora, esta situação está a forçar a água a entrar num ciclo de degradação que, no futuro, poderá acarretar problemas no seu consumo.

Com os avanços das informações e conselhos ambientais, percebemos que a água é importante a todos os níveis e há que cumpri-los. Por exemplo, uma das soluções é gastar menos água e não deixar as torneiras abertas.

E se um dia acabar a água, como é que vai sobreviver o Homem e a Natureza?

- Cláudia, 10ºE.



Nós, sem água, parecemos peixes fora dela. Para nós, a água, é talvez a coisa mais importante neste mundo pois usamo-la em quase tudo o que fazemos…! Todos os dias, tomamos banho, bebemos água, lavamos as mãos (..) ou seja faz parte do nosso dia-a-dia.

A água existe em quase toda a parte da Terra e constituí cerca de 70% da sua superfície. Nós, seres humanos, devemos conservar a água! Contudo, tal não acontece com frequência, sendo frequente vermos rios cheios de lixo, mares poluídos, etc., o que prejudica bastante todo o mundo sistémico!

Portanto, um alerta aqui fica:

- Não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;

- A água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;

- Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos.

Assim, não poluamos pois um dia somos nós que vamos sofrer as consequências.

- Liliana, 10ºE.



Sábado Diferente - Maio de 2010, Gerês.

Mais de 50% do nosso corpo é constituído por água, mas para nós, seres humanos, este bem deveria representar uma importância quase absoluta. Neste papel de humanos destruímos aquilo de que mais precisamos pois muitas vezes não temos a mínima consciência do quanto necessitamos de água. Precisamos dela em todos aspectos.

Talvez não seja correcto dizer que a água é o nosso bem mais precioso, pois não podemos comparar a importância daquilo que simplesmente é indispensável. Mas talvez possamos afirmar que a água é o bem mais precioso que nós temos a capacidade de cuidar ou por outro lado estragar mais facilmente.

Afinal, somos como peixes… não vivemos na água, mas não sobrevivemos sem ela. Simplesmente somos como peixes. Sem água não viveríamos. Não só pelo simples facto de nós termos o que beber, mas porque a vida na Terra não seria possível, nem sequer imaginável. Por isso afirmo com toda a convicção: a água é uma fonte de vida!

- Margarida, 10ºE.



A água é um bem que a natureza nos deu e é indispensável a vida. Se poluirmos a água, estamos a poluir a nossa “vida” porque, pensando bem, nós utilizamos a água para tudo.

Muita da água que utilizamos esta poluída e devido a quê? Ao facto de as pessoas despejarem lixo radioactivo das centrais nucleares; ao vazamento de resíduos no alto mar; ao lixo deixado nas praias… enfim.

Afinal, a Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida! Pensemos nisto e todos juntos, preserve-mos o bem mais precioso que temos: a água!

- Rita, 10ºE.



Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água porque: não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas; a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado; alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.

Na Natureza, a água pode apresentar-se nos estados líquido, gasoso e sólido. A água dos oceanos, dos mares, dos rios, das águas subterrâneas, da chuva, do orvalho e das nuvens encontra-se no estado líquido. A água da neve, do granizo e do gelo encontra-se no estado sólido. A água sob a forma de vapor de água é invisível e encontra-se no estado gasoso. Grande parte do vapor de água encontra-se na atmosfera.

- Sabrina, 10ºE.


Sábado Diferente - Maio de 2010, Gerês.


A água pode estar em 3 estados: líquido, sólido e gasoso. A água sofre um ciclo: ao estar nos oceanos (estado liquido) o sol aquece e esta condensa ficando no estado gasoso, esta depois pode voltar á terra sob dois estados: precipitação (estado liquido) e neve (estado sólido), esta regressa novamente aos mares e oceanos e sofre o mesmo ciclo.

A maioria da água está situada nos oceanos, contudo esta é salgada e o homem não a “utiliza” com tanta eficácia. Ora, isso não significa que não seja importantíssima: há por exemplo muitos animais que necessitam dela.

Com o aquecimento global, o gelo polar (água no estado sólido) está a derreter e o nível das águas do mar a par da relativa dessalinização dos oceanos está a provocar muitas alterações climáticas no planeta.

A água está também sujeita a uma crescente poluição pela acção humana. Rios, mares, oceanos, … estão sujos e com água imprópria para consumo devido a factores como: derrames de petróleo, lançamento de lixo, etc., desta forma a água utilizada pelo Homem está cada vez mais imprópria mas não deixa de ser muito importante no seu dia-a-dia. É com ela que o Homem se alimenta, toma banho, rega os seus jardins…

Concluindo a água é muito importante, pois esta é necessária para tudo, mas sofre graves problemas como o aquecimento global e a poluição. Por isso devemos evitar utilizar água em demasia e poluí-la.

- Salete, 10ºE.



A água é essencial para a vivência de 100% da população. Este bem precioso, faz parte do património do planeta e o equilíbrio e o futuro do planeta Terra, dependem da sua preservação e em particular da “sobrevivência” dos mares e oceanos.

A qualquer altura a água pode escassear em qualquer parte do mundo, logo devemos cuidar de cada gota como se fosse a última, caso não aceitem este “como se fosse a última”, entendam isto como a solidariedade e o consenso da sua distribuição desigual sobre a Terra.

Por isso já sabem, o mundo está nas vossas mãos… cuidem dele!

- Sara Pimenta, 10ºE.



A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida, nós, humanos, temos por obrigação conservar ao máximo este recurso devido ao que nos é transmitido acerca dele.

Hoje a água existem em abundância mas não significa que amanhã não possa desaparecer. Nos dias de hoje este recurso tanto é conservado ou em maior parte dos casos ‘’destruído’’ ou seja, o ser humano com tantas fontes disponíveis acaba por desperdiçar este recurso.

O que hoje existe em abundância amanhã poderá não existir logo devemos conversar e ter em conta a falta que este recurso nos faria e pensar nas gerações futuras.

- Cinderela, 10ºF.


Sábado Diferente - Maio de 2010, Gerês.


A água é essencial para todas as formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, e que ajuda a degradar os sólidos, transportadora de nutrientes e resíduos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

- Hugo, 10ºF.



Não há vida sem água, a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas. A água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos.

A água é muito importante, sem ela não existiria vida.

- Isabel, 10ºF.



A água é indispensável a todas as formas de vida. Sem ela os vegetais e animais não existiriam!

As plantas precisam de água para germinar, crescer, florir e dar frutos e o Homem dificilmente sobreviveria uma semana sem beber água. Para manter as diferentes funções do nosso corpo é necessário o consumo de cerca de 2-3 litros de água por dia.

Precisamos desta quantidade diária porque não temos maneira de a armazenar no corpo como acontece com os alimentos (gordura). Assim, morreríamos dentro de 3 a 7 dias sem água.

Hoje, na nossa sociedade tecnologicamente avançada e moderna, estamos a destruir cada vez mais as capacidades e as qualidades da água para a vida dos seres vivos.

O aumento das populações, os resíduos industriais e os químicos agrícolas, estão continuamente a contaminar cada vez mais os nossos recursos hídricos. A maior parte dos consumidores já não têm a percepção da importância da água e muitos utilizam-na como se os seus recursos fossem ilimitados.

- Lídia, 10ºF.



A água é uma fonte de vida que o nosso planeta Terra tem. Sem água havia a inexistência de lagos, rios, oceanos, peixes e até nós éramos inexistentes neste planeta.

O nosso sistema Terra é um corpo sistémico logo a água também é porque precisa do nosso planeta para construir oceanos, lagos, rios.

A água é um elemento fundamental da Terra e é pena existir tanta poluição! Se não existisse água o nosso planeta não era considerado o denominado “Planeta azul”.

Nos dias de hoje as pessoas não sabem a importância que a água tem, cada vez as pessoas são capazes de poluir mais e desperdiçar água. Isso é um erro que metade da população que habita neste mundo azul comete pois sem água não existia vida (…)

- Samuel, 10ºF.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

6 respostas a: “O uso da água - textos e opiniões dos alunos do 10ºE e F.”

  1. essa pag. me ajudou muito . a entender q devemos cidar da agua no planeta ... ♥♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu nao entendi foi merda nenhuma nessa porra de site miserável

      Eliminar
  2. ☺☺☺☺☺☺ ☺☺☺☺☺☺☺
    ---------

    ResponderEliminar
  3. eu sou do 3ºano enao entendim merda nenhuma

    ResponderEliminar
  4. só bosta que tem na net affs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então porque é que vens aqui?

      Eliminar