Há pelo menos 300 mil pessoas a passar fome em Portugal.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 · Temas:

Trezentos mil, ou melhor, pelo menos 300 mil. É este o número de portugueses que ainda passam fome. Muitas famílias não conseguem garantir uma alimentação adequada e a "cara da pobreza está a mudar", dizem as instituições.

“Relativamente à fome faltam dados e temos de nos limitar ao que dizem as instituições que apoiam as famílias cadenciadas, nomeadamente o Banco Alimentar, que apontava para 280 mil pessoas há uns meses, antes da crise", explica o investigador Alfredo Bruto da Costa. Um número que entretanto chegou aos 300 mil ao longo deste ano. Mas é possível que este número continue a crescer.

Pedinte na quadra natalícia - Rua de Cedofeita,  Porto. 
E mesmo assim é difícil incluir neste número a "pobreza envergonhada", aqueles que não procuram ajuda. Em 2008, antes de sermos atingidos pela crise, tínhamos 18% de pobres. Depois disso não sabemos o que aconteceu e estes números dados são apenas estimativas preocupantes. Pensemos nisto neste Natal.

- Fontes: - imprensa diária.
- Margarida Cardoso, 10ºE.

2 respostas a: “Há pelo menos 300 mil pessoas a passar fome em Portugal.”

  1. Para quem vive nas grandes Cidades esta é uma realidade, que todos os dias nos deparamos, por vezes ate doentio para quem lida com isto todos os dias.
    Metro a Metro vemos pedinte na Rua, alguns nem pedem dinheiro, mas simplesmente que alguém lhe pague algo para comer.
    É uma realidade Triste, mas em vias de Crescimento.

    ResponderEliminar
  2. De facto esta é uma realidade crescente no quotidiano das cidades mas aquilo que mais me choca é a indiferença perante esta humana pobreza de rua, quase confundida com as peças de mobiliário urbano.
    Quanto à pobreza envergonhada, dessa, apenas temos consciência de um pormenor de um enorme "iceberg" que vive mesmo ao lado de nós. Ainda há bem pouco tempo pude observá-lo de perto e acreditem, dá vontade de chorar!

    ResponderEliminar