Portugal em 40º lugar na classificação de IDH (2010).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 · Temas:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador qualitativo composto que analisa três dimensões contribuintes para o bem-estar de uma nação: o grau de riqueza, o acesso à educação e a esperança média de vida. Este indicador comparativo foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq e é utilizado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu Relatório Anual.

Na edição deste ano, Portugal surge em 40º lugar, num total comparativo de 169 países. Mais uma vez, a Noruega ocupa o primeiro lugar da ordenação, seguida da Austrália e da Nova Zelândia. Em último lugar surge a nação africana do Zimbabwe.

A esperança média de vida nacional é de cerca de 79,1 anos de idade, menos dois do que em Espanha e menos três se comparados com o povo com maior longevidade: os japoneses cuja esperança de vida se situa nos 83,2 anos de idade. Outro aspecto a ter em conta é a média de anos de escolaridade que em Portugal são oito, contra os dez anos espanhóis ou os 12,6 anos dos noruegueses. No que se refere à dimensão económica, Portugal apresenta um Rendimento Nacional Bruto per capita de cerca de 15.734 euros, menos de menos de metade do valor atingido pela Noruega (58.810 euros).

Em suma, Portugal tem vindo a descer nesta classificação anual da ONU (IDH de Portugal em 2004 – 28º lugar), muito por culpa do mau desempenho económico mas sobretudo pela melhoria do IDH em países de desenvolvimento humano semelhante ao nacional.

Fontes:

- PNUD
- Wikipédia
- Jornal Público

2 respostas a: “Portugal em 40º lugar na classificação de IDH (2010).”

  1. Boas Virgílio!
    Pura coincidência a post semelhante no GeoClick, pois a dinamização da rubrica está a cargo dos alunos!
    Abraço

    ResponderEliminar