Tradições do mundo: Castellers da Catalunha.

terça-feira, 6 de julho de 2010 · Temas:

Castellers é uma prática cultural tradicional da Catalunha que consiste em fazer construções humanas que se assemelham a castelos (em catalão, castells). Este nome é dado aos seus executantes e, embora não haja uma tradução para português desta palavra, poderíamos traduzir como "castelheiros" ou aqueles que fazem “castelos humanos”.


Partes de um "castell".

Os castells são formados em três partes: 
  • A pinya (pinha): base onde assenta a construção onde se concentra o maior número de castellers. A sua função é suster o segundo nível, aliviando o peso daqueles que formam a fundação do castell e para minimizar o impacto de alguém que possa cair;

  • O tronc (tronco): estrutura vertical de vários pisos sendo a parte visível do grau de dificuldade do castell. O número de pessoas em cada piso varia em função do castell (entre uma a nove pessoas) dando-lhe nome;

  • O pom de dalt (pomo do topo): cimo do castell e que é geralmente composto pelas crianças devido à sua maior agilidade em chegar ao cimo do castell. As crianças recebem o nome de "canalla" semelhante à palavra portuguesa de canalha.

Execução de uma torre humana.

Os castells podem ser realizados total ou parcialmente. Utilizam-se três expressões para indicar se uma torre foi total ou parcialmente realizada ou nenhuma das duas situações anteriores: Descarregat - o castell atingiu o topo e, em seguida, foi desmontado com sucesso; Carregat - o castell atingiu o topo mas desabou aquando da desmontagem e Intent - o castell não atingiu o topo.


Denominação dos "castells".

Os nomes dos castells são formados de dois números com a palavra de entre os números. O primeiro número indica as regles (pilares) que compõem cada nível do tronco e o segundo número indica o número total de andares. Por exemplo, um três de seis quer dizer que o tronco é formado por 3 pessoas por andar (com excepção dos três mais altos) e que tem uma altura de 6 andares (vejam, a este propósito, a formação do primeiro 3/10 no Youtube).

Um castelo formado por apenas uma pessoa por andar é chamado de pilar (pilar de seis), enquanto um castell formador de duas pessoas por andar também é chamado de torre (torre de sete ou dois de sete). Mesmo assim, existem alguns nomes particulares para alguns castells: "Catedral" se refere a um 5 de 8, "Carro gros" ("carruagem grande") é um 4 de 8 e um "Vano de pilars" ("leque de pilares") trata-se de um pilar de 5 ou 6 central com dois inferiores ao lado.

Existem 2 associações ou organizações de castellers em Espanha. Os de Villa Franca e os de Barcelona, onde os dois tem a sua própria origem e historia mas com o mesmo fim a construção de castelos humanos.

- Mariana Ribeiro, 12ºF.

Deixa um comentário