Suor, divertimento e sorrisos imensos nas Olimpíadas da Europa.

sábado, 8 de maio de 2010 · Temas: , ,

Sabes por acaso quando é que Portugal entrou para a União Europeia ou quantos países têm como moeda o Euro…? Pois…. Estas e outro tipo de perguntas fizeram parte das VII Olimpíadas da Europa realizadas pela Câmara Municipal de Lousada que endereçou um convite a todas as escolas da região do Tâmega e Sousa, para nelas participarem.


Depois de uma prévia prova de apuramento em cada escola, a finalíssima decorreu Sexta-Feira passada na EB 2/3 de Lousada e a nossa escola participou com uma valente e muito sapiente quadrilha constituída pelo Carlos, a Andreia, o Luís e o Vítor do 12ºF (mais o Prof. Pedro).


Saímos da escola bem cedo e fomos transportados pelo táxi do Sr. Magro, um “tripeiro” de gema residente em Telões e profundo conhecedor dos caminhos da região Aionense...ou não fosse ele taxista. Durante a viagem descobrimos que sua viatura tinha o condão de fazer rir inusitadamente, não se sabe bem porquê, os elementos da quadrilha e nomeadamente a pessoa-mais-bem-disposta-do-mundo: a nossa querida Andreia, dona de um sorriso contagiante, que é o delírio de qualquer fotografo!


Chegados à EB 2,3 de Lousada, fomos acolhidos e fizemos um compasso de espera para que se ultimasse a sala da prova (cantina) e as restantes escolas chegassem. As equipas eram basicamente constituídas por alunos do 12º ano de escolaridade de escolas como Paredes, Penafiel, Marco, Felgueiras, etc.

Depois da prova e do almoço, seguimos para a Praça das Pocinhas onde, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), enquadrada no Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social, celebrado este ano de 2010, assistimos e participamos na “Estafeta Nacional Pobreza e Exclusão. Eu Passo!”. Trata-se de uma iniciativa que abrange todo o país, levando à passagem de um testemunho e contou com a presença das atletas Rosa Mota e Fernanda Ribeiro.


Mas, neste dia, a nossa corrida era outra e depois deste simbólico momento, os alunos das escolas participantes nas Olimpíadas foram convidados a constituir equipas e participarem no I Peddy Paper Europeu (pelas ruas da Vila de Lousada).

Em bandos de t-shirt branca enchumaçada por cima da restante roupa, as equipas animaram o humilde centro da Vila e divertiram-se a descobrir simples pormenores, numa espécie de jogo de vaivém, onde se realçou o espírito de equipa e a união de alunos que nunca se tinham visto. Afinal, este é um dos princípios de base da nossa Europa.


A entrega de prémios e a cerimónia de encerramento decorreram no Espaço AJE e a nossa escola, por intermédio do desempenho da Andreia, “destemida-aventureira-com-uma-perspecácia-acima-da-média”, ficou em I lugar no Peddy Paper. Quantos às Olimpíadas… quem sabe para o ano! Foi um dia fantástico onde, com orgulho, representamos a nossa escola.

Deixa um comentário