Sábados diferentes: edição Maio - Junho.

sábado, 17 de abril de 2010 · Temas:

Finalmente chegou o programa para os próximos sábados diferentes até ao fim do ano lectivo… A vinda da Primavera permitiu elaborar um programa bastante variado e para todos os gostos: há actividades para andar a pé, outras de barco, umas para comer e outras ainda para fotografar! Vê mais abaixo as informações sobre cada sábado.


Dia 1 de Maio: Sábado diferente em Jugueiros (II parte).

No passado Sábado Diferente de 31 de Outubro fizemos uma descoberta fantástica bem à nossa porta: a Freguesia de Jugueiros! Esta belíssima e bucólica parte do Concelho, “apresenta marcas da passagem secular de peregrinos e caminheiros, a caminho de S. Tiago, e de uma pastorícia e agricultura difíceis, num terreno sulcado, com vigor, por três rios: o Vizela, o Ferro e o Bugio”.

O ex-presidente da junta em explicações e histórias.
Naquele imenso dia, que não chegou para tudo, concluímos que tínhamos acabado de descobrir um pequeno tesouro natural, rural, gastronómico e cultural que merecia uma nova visita. Efectivamente, e segundo os nossos cicerones de então, houve partes muito interessantes da Freguesia por visitar e daí pertinência desta segunda parte.

Habitante local.
O programa previsto é semelhante: o ponto de encontro é na Estação de Camionagem de Felgueiras, às 8.50h, para tomar o autocarro com destino a Guimarães. A saída é em Jugueiros, a cerca de 5 quilómetros da sede de Concelho e dali rumaremos a pé até aos mais variados destinos da Freguesia.

O almoço deverá acontecer no D. Gafas (um interessante restaurante de comida regional, bem baratinho…).

Restaurante D. Gafas.
Uma das etapas passa pela visita às ruínas da villa romana de Sendim. «Em 1992, na abertura dos alicerces para a construção de uma moradia, apareceram em Sendim, restos de muros e abundantes vestígios de cerâmicas de tipologia romana. A escavação arqueológica de emergência aí realizada veio a revelar a existência de pisos pavimentados com mosaicos de tipo geométrico, colocando, desde logo, a hipótese de se tratar de uma villa romana».


Ver Jugueiros - II parte. num mapa maior


Dia 8 de Maio: Sábado diferente no Gerês - trilhos da Geira e Preguiça.

O ponto de partida para este Sábado Diferente é na escola (9 horas) onde o autocarro alugado para o efeito nos transportará até ao ponto de partida do percurso pedestre, no Gerês, junto à Barragem de Vilarinho das Furnas. Aqui tem início o Trilho da Geira que assenta sobre a milenar via romana que, em parte, acompanha a Albufeira de Vilarinho das Furnas e cruza-se com a Mata de Albergaria (um dos melhores exemplos de preservação da flora autóctone da região).

Miradouro sobre o vale do Rio Gerês.
Mais a montante, far-se-á uma pausa para o almoço. De tarde, uma passagem pelos viveiros de trutas e, já na estrada nacional 308 (que liga a Espanha) rumaremos a Sul, onde acompanharemos troços do trilho da Preguiça e se poderão vislumbrar belas quedas de água, açudes e nascentes em pleno vale do Rio Gerês. O término desta viagem será junto ao Parque de campismo do Vidoeiro, na Vila do Gerês, onde o autocarro estará à nossa espera.

O custo da viagem (autocarro) varia em função do numero de participantes (por exemplo, para um total de 25 pessoas, a viagem ficará por cerca de 12 euros).
Conselhos e preparativos: levar uma roupa simples (aconselhamos umas calças velhas ou um fato de treino, etc.). Levar igualmente calçado leve e confortável, um agasalho pratico de vestir e/ou um pequeno impermeável, caso necessário. É obrigatório um chapéu-de-sol e uma mochila de costas para transportar a merenda (que deve ter no máximo 2 garrafas de ½ de água pois, no trajecto, existem várias fontes onde é possível reabastecer, evitando assim transportar pesos desnecessários), libertando as duas mãos e permitindo um melhor equilíbrio do corpo.

Dia 29 de Maio: Sábado Diferente - Cruzeiro no Douro Internacional.

Este Sábado Diferente, em jeito de passeio, vai-nos levar até ao Alto Douro, nomeadamente ao seu troço internacional, onde faremos um Cruzeiro a bordo do Navio Aula-Ecológico. A partida dar-se-á às 9 horas, na ESL e, de autocarro, tomaremos o rumo de Miranda do Douro com uma a duas paragens intermédias. O almoço deverá ocorrer à hora de chegada e o cruzeiro será da parte da tarde (17 horas - com duração de 1.30h).

Impressionante vertente do Douro Internacional (é possível
ter a noção da escala pela comparação com o navio de
cruzeiro no rio).
Custos: para além da viagem de autocarro, cujo custo depende do número de participantes, o cruzeiro tem um custo aproximado de 15 euros.


Dia 5 de Junho: Sábado Diferente - II Rallye Paper da ESL.

Há dois anos, a Lixa assistiu a algo inédito: a primeira edição do Rally Paper da ESL. Tudo aconteceu numa solarenga tarde, do famoso Verão de S. Martinho, que brindou quem nele participou e se divertiu, na tentativa de cumprir os devaneios da organização, que até foi brindada com uma (obrigatória) composição musical...


Desde a procura de pistas e nomes de padroeiros, pequenos desafios de orientação e resolução de charadas, são muitos os motivos de divertimento e autêntica emoção. Vê os aperitivos da I Edição e toca a arranjar uma equipa e um carro! Alinha.

Deixa um comentário