Brasília, a capital que é bonita de qualquer ângulo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010 · Temas:

A capital brasileira faz hoje 50 anos e ainda apresenta traços de uma modernidade ímpar a nível mundial. Esta cidade, onde impera a arquitectura de Oscar Niemeyer, é a Capital da República Federativa do Brasil e, em termos populacionais, é a quarta maior cidade brasileira estimando-se a sua população em cerca de 2.606.885 de habitantes. 


Há 50 anos atrás, o Presidente Brasileiro Juscelino Kubitschek inaugurou uma «cidade que queria estar na vanguarda de um país». Foi uma obra que obedeceu a um plano urbanístico gizado por Lúcio Costa, conhecido como "Plano Piloto", que aproveitando o relevo da região, o adequou ao projecto do lago Paranoá (que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água), concebido em 1893 pela Missão Cruls. Nesta cidade desenhada no papel com uma forma de avião onde ao longo da cabina ficava a esplanada dos ministérios e nas asas a área residencial e de serviços, muitas das suas construções foram projectadas por Niemeyer.


Hoje, 50 anos volvidos, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro e a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.


Fontes:
 
- wikipédia
- dn.pt

4 respostas a: “Brasília, a capital que é bonita de qualquer ângulo.”

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Falta dizer que também está mergulhada numa crise política profunda. Arquitectonicamente está muito bem planeada, porém, uma cidade não vive só disto, é preciso haver um planeamento social. Brasília enfrente inúmeros problemas: ao nível dos transportes públicos, é um caos, o desemprego está a gerar uma onda de violência enorme, a segurança pública não está à altura de uma verdadeira capital. Pra não falar na corrupção desmedida que levou à construção de suburbios mal planeados que hoje afectam a imagem do distrito federal. Enfim, Deus deu nozes a quem não tinha (tem) dentes...

    ResponderEliminar
  3. Excelente Carlos! Mas reconhecerás o mérito e coragem de criar de raiz uma cidade e capital, certo?

    ResponderEliminar
  4. Sim, isso reconheço o mérito, era bastante importante a construção de uma cidade-capital deste genero, dado o tamanho do país, a localização não podia ser melhor (por faltar uma cidade pujante no interior), mas não está no centro do país como seria desejada. Nada é perfeito neste mundo...

    ResponderEliminar