Brasília, a capital que é bonita de qualquer ângulo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010 · Temas:

A capital brasileira faz hoje 50 anos e ainda apresenta traços de uma modernidade ímpar a nível mundial. Esta cidade, onde impera a arquitectura de Oscar Niemeyer, é a Capital da República Federativa do Brasil e, em termos populacionais, é a quarta maior cidade brasileira estimando-se a sua população em cerca de 2.606.885 de habitantes. 


Há 50 anos atrás, o Presidente Brasileiro Juscelino Kubitschek inaugurou uma «cidade que queria estar na vanguarda de um país». Foi uma obra que obedeceu a um plano urbanístico gizado por Lúcio Costa, conhecido como "Plano Piloto", que aproveitando o relevo da região, o adequou ao projecto do lago Paranoá (que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água), concebido em 1893 pela Missão Cruls. Nesta cidade desenhada no papel com uma forma de avião onde ao longo da cabina ficava a esplanada dos ministérios e nas asas a área residencial e de serviços, muitas das suas construções foram projectadas por Niemeyer.


Hoje, 50 anos volvidos, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro e a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.


Fontes:
 
- wikipédia
- dn.pt

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

4 respostas a “Brasília, a capital que é bonita de qualquer ângulo.”

Deixa um comentário