A Estação Litoral da Aguda e o «Sonho»!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 · Temas:

A visita de estudo realizou-se no dia 05/02/2010 com início às 8:30h. O motorista chegou à hora prevista pelo que alguns dos nossos colegas quase que ficavam em terra...

Em primeiro lugar, dirigimo-nos ao teatro apresentado pela companhia “Sonho”, que retratou a comédia “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett. De seguida, fomos ao Arrábida Shopping encher a barriga e fazer umas compritas. Digamos que foi a parte mais divertida e cómica da visita de estudo. Apesar de que visitar os restantes locais foi enriquecedor para nós.

Mal passaram as 14h da tarde, saímos do shopping em direcção à estação litoral da Aguda. Foi um dos locais mais interessantes que visitamos até hoje porque ficamos a conhecer muito melhor a nossa costa. E, com esta visita, pudemos retirar algumas informações da vida marinha, podendo assim referir algumas curiosidades.

A estação litoral da Aguda foi fundada em 1999 e tem várias espécies de peixes que habitam na nossa costa. Como exemplos destes peixes temos o congro (peixe de hábitos nocturnos), o sargo e as raias (que vivem em profundidade) e o polvo (muda a cor da pele num determinado período de ano). Em exposição estão, também, vários tipos de anzóis que têm várias finalidades. Alguns libertam um odor atractivo para que os pescadores possam caçar as suas presas.

A estação está situada junto à praia, e foi nessa praia que conhecemos o Arnaldo, o nosso cãozinho de estimação, mas nem toda a gente o aceitou como tal. As nossas colegas, a Tânia e a Bia Maria, fugiram do nosso Arnaldinho a sete pés, apesar de só terem dois!! Coitado do cãozinho!

Em último lugar, mas não o discriminando, fomos fazer uma visita ao Porto Barroco. O tempo limitado que tivemos, não nos deixou visitar a Torre dos Clérigos e a Igreja de S. Francisco e, para nosso desagrado, fomos apenas visitar a Sé do Porto (que já tínhamos visitado no sétimo ano).

O regresso a casa foi bastante divertido e até cantamos um hino que as profs. não gostaram nada de ouvir. Aqui vai, decorem-no:


«Heróis do mar
Nós as pobres
Maças bichos quentes
Cacos de alguidar
Levantai tarde da cama
Que é para o vosso ideal
Entre as bruxas da escola
Só há duas positivas

E o resto são negativas
E quem se amola sou eu
Há fogo, há fogo…
A escola está a arder
Não acudam, não acudam…
Deixem os professores morrer…
Contra os canhões
Batatas com feijões…!!!»

- Ana Raquel e Márcia, do 8.º B.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

10 respostas a “A Estação Litoral da Aguda e o «Sonho»!”

Deixa um comentário