Ano Internacional da Biodiversidade.

sábado, 23 de janeiro de 2010 · Temas:

As Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. É uma celebração da vida na Terra e do valor da biodiversidade nas nossas vidas para qual devemos agir protegendo-a. Com esta acção a ONU pretende consciencializar a opinião pública para importância da biodiversidade e para as consequências da sua perda.



O que é a biodiversidade?

A diversidade biológica, ou biodiversidade, é o termo usado para designar a variedade de espécies na Terra e os ecossistemas por elas formados. A biodiversidade actual é o resultado de biliões de anos de evolução, moldada pela natureza e, cada vez mais, pela acção humana. A biodiversidade forma uma rede complexa de vida da qual nós somos parte integrante e da qual dependemos.



A biodiversidade é muitas das vezes entendida como uma quantidade imensa de plantas, animais e microrganismos e, até agora, só foram identificadas cerca de 1,75 milhões de espécies, a maioria pequenas criaturas tal como os insectos. Os cientistas estimam que existam cerca de 13 milhões de espécies. A biodiversidade pode também ser entendida pelas diferenças genéticas dentro de uma espécie (por exemplo, a quantidade de borboletas existentes).

Um outro aspecto da biodiversidade é a variedade de ecossistemas tais como desertos, pântanos, montanhas, lagos, rios e paisagens agrícolas, formados e habitados pelas espécies e também pelo Homem.

As ameaças à biodiversidade.

Proteger a biodiversidade é protegermos a nós mesmos. Os recursos biológicos são os pilares sobre os quais nós construímos a nossa civilização e a natureza é a sua fonte primária.
A perda de habitats naturais por mudanças no uso do solo, em particular a conversão de ecossistemas naturais para a agricultura, continua a ser causa directa de maior perda de biodiversidade (mais de metade dos biomas da Terra viram as suas áreas reduzidas em cerca de 20% a 50% do seu total). Mas a sobre exploração de ecossistemas, as mudanças climáticas, o transporte deliberado de animais e plantas para fora dos seus habitats naturais e a poluição, estão também a provocar a perda da vida na Terra a um ritmo muito acelerado.

Estas perdas são irreversíveis e empobrecem-nos a todos. Agir e proteger são as palavras de ordem.

Biodiversity is life

Biodiversity is our life

Fontes:

- "Sustaining life on Earth" - Secretariat of the Convention on Biological Diversity (SCBD) - 2001.

- Implementation Strategy For The International Year Of Biodiversity - SCBD - 2009.

Deixa um comentário